‘1ª RODADA DE NEGOCIAÇÕES DE PROTOCOLOS SANITÁRIOS’ É ABERTA NA EXPOZEBU

15/05/2018

Dra. Judí Nóbrega, Coordenadora do Departamento de Saúde Animal do MAPA, em reunião com membros internacionais dos Ministérios de Agricultura dos países convidados.

Foi aberta oficialmente na manhã do dia 02/05/2018, durante a 84ª ExpoZebu, em Uberaba (MG), a ‘1ª Rodada de Negociações de Protocolos Sanitários’ entre o Brasil e países da África, América Central e Ásia. A programação é desenvolvida pela ABCZ e parceiros.
“Contamos com o total apoio e participação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Apex Brasil, que foram imprescindíveis para a promoção dessa atividade. A parceria da ABCZ com estas entidades nos orgulha e engradece” destaca a diretora de Relações Internacionais da ABCZ, Ana Cláudia Mendes Souza.
O evento reúne oficiais das entidades governamentais ligadas a pecuária de oito países. A lista traz Colômbia, Equador, Guatemala, Índia, Malásia, Nicarágua, Quênia e Tailândia. A programação segue até dia 04/05/2018, com muitas atividades. Na abertura realizada, os oficiais conheceram um pouco mais sobre os processos sanitários desenvolvidos pelo Brasil, em uma apresentação feita por representantes do MAPA.
“A negociação sanitária, como o próprio nome diz, é um processo de convencimento entre as partes. E nesse contexto existe uma etapa de troca de conhecimentos e informações para que os países estejam confiantes nas garantias que são oferecidas para adquirir o produto. É essa conversa que tivemos hoje”, explica Judi Maria da Nóbrega, coordenadora do Departamento de Saúde Animal do MAPA.
Ela ressalta ainda a importância do momento em que as negociações acontecem. “Escolhemos a ExpoZebu para sediar essa rodada por ser a feira uma vitrine onde é possível constatar com transparência as preocupações sanitárias que o país tem. Além disso, estamos às vésperas do Comitê Científico da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) reconhecer o Brasil como país livre da febre aftosa com vacinação. Tudo isso contribui para conseguirmos efetivar esses protocolos que já estão em andamento”, ressalta Judi.
Os oficiais que participam da Rodada de Negociações tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o trabalho da ABCZ, e a contribuição da genética zebuína do Brasil e do mundo, apresentada pelo Superintendente Técnico Luiz Antônio Josahkian.
“Esse é um evento extremamente importante, por ser a primeira vez que temos a oportunidade de abrir oito novos mercados de uma única vez. A ABCZ já trabalha há muitos anos pleiteando essa atividade, que é extremamente relevante para o Brasil, pois movimenta a economia e traz mais renda para o país”, destaca Icce Garbellini, gerente de Relações Internacionais da ABCZ.





Brazilian Cattle © 2015 | Todos os direiros reservados | Créditos e Expediente
Fotos: Carlos Lopes, Fábio Fatori, Gustavo Migueol, Humberto Catão, Jadir Bison, JM Matos, Maurício Farias, Ney Braga, Rubens Ferreira, Zezinho Peres e arquivo ABCZ.
A reprodução total ou parcial do conteudo deste site, requer autorização prévia do Brazilian Cattle