MISSÃO DO BRAZILIAN CATTLE FAZ VISITAS EM MOÇAMBIQUE

08/11/2012

O dia de ontem, 07 de novembro, foi muito movimentado para os integrantes da missão prospectiva do Projeto Brazilian Cattle à África. Sempre buscando fazer o maior proveito possível do tempo, o grupo enfrentou uma maratona de 4 visitas importantes em Maputo. 


Primeiramente foram recebidos na CCIABM - Camara de Comercio, Industria e Agropecuária Brasil-Moçambique, onde foram recebidos pelos gerentes Flávio Sotelo e Fábio Vale. Foi uma ótima oportunidade para obter informações sobre o mercado moçambicano e sua relação com o mercado brasileiro, especialmente no setor agropecuário. O que pode ser especialmente constatado foi que o setor agro está em franco crescimento em Moçambique, e que o Brasil está assumindo papel de parceiro neste desenvolvimento, sendo que são nessárias ações para estimular cada vez mais esta relação, benéfica para os dois países. 

Na segunda parte da manhã o grupo foi recebido no escritório da empresa Vale em Maputo, pelo diretor Ricardo Saad e a responsável pelo tema sustentabilidade na instituição, Carolina Coutinho. A troca de experiências com a Vale se faz importante por ser uma grande empresa brasileira já consolidada em solo africano e que, portanto, possui extenso know-how a cerca deste mercado.

Já no período da tarde, a primeira visita foi à Embaixada Brasileira em Maputo, onde o grupo foi recepcionado pelo Ministro Conselheiro Sr. Paulo Jappert e o Secretário Sr. Everaldo Cunha Filho. Visitas à embaixadas são sempre muito frutíferas, pois é este o órgão responsável por defender os interesses do Brasil e das empresas brasileiras em solo estrangeiro. A proximidade com órgãos representativos do Brasil no exterior, promovida a partir de visitas de cortesia como esta, é muito benéfica aos objetivos do projeto.

A última visita do dia foi feita no final da tarde, e o destino foi o escritório da Embrapa em Moçambique. A Embrapa é grande parceira da ABCZ e do Brazilian Cattle no Brasil, e muito respeitada no meio pelas pesquisas que promove em prol dos produtores brasileiros e de uma produção pecuária cada vez mais produtiva e sustentável. A Embrapa desenvolve alguns projetos em Moçambique, sendo o Pro-Savana um dos mais sucedidos. O objetivo do projeto é levar as técnicas utilizadas no cerrado brasileira à savana moçabicana, a fim de incrementar a produção agrícola na região, focando na aricultura familiar. 

 

A programação da missão segue em Moçambique até o dia 11 de novembro, de onde o grupo parte para nova agenda, na África do Sul.






Brazilian Cattle © 2015 | Todos os direiros reservados | Créditos e Expediente
Fotos: Carlos Lopes, Fábio Fatori, Gustavo Migueol, Humberto Catão, Jadir Bison, JM Matos, Maurício Farias, Ney Braga, Rubens Ferreira, Zezinho Peres e arquivo ABCZ.
A reprodução total ou parcial do conteudo deste site, requer autorização prévia do Brazilian Cattle