EXPOBRAHMAN TERMINA COM A ESCOLHA DOS MELHORES DA RAÇA

30/09/2015

O último domingo foi marcado pela emoção durante a entrega da premiação aos melhores da raça Brahman.
Um número significativo de animais participaram da feira que aconteceu entre os dias 17 a 27 de setembro, no Parque Fernando Costa, simultaneamente à Expoinel (Exposição Internacional de Nelore) e a ExpoGil (Exposição de Gado Gir leiteiro), que pela primeira vez realizou a sua nacional no mês de setembro.
Cerca de 250 exemplares puderam apresentar o que a raça tem de melhor, explorando a sua rusticidade, habilidade materna, precocidade sexual, além da sua beleza racial. Dois momentos marcaram a semana. O julgamento Brahman a Campo, contou com a participação de aproximadamente 150 animais com idade entre 8 a 96 meses, criados exclusivamente no sistema a campo (rústico) e os grandes julgamentos de Pista, que comprova a evolução da genética zebuína.
Pelo segundo ano consecutivo, a modalidade Brahman a Campo foi inserida pela Associação Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), organizadora do evento e foi considerada uma das mais disputadas de todos os tempos, inclusive em comparação a outras exposições.
Os animais desta categoria foram avaliados pelo jurado Lauro Fraga Almeida, que avaliou todas as qualidades funcionais e fisiologias dos exemplares. “O interessante desse julgamento a campo é que ele funciona como uma espécie de apartação de curral. Avaliamos nessa categoria toda a parte reprodutiva, carcaça como um todo, além da sua expressão racial”, explica o jurado.
Já o julgamento em pista, foi marcada pela participação de quase 100 animais inscritos e que foram conduzidos pelo jurado Adriano Garcia, que integra o Colégio de Jurados da ABCZ.
Quem comemorou os resultados foi o presidente e criador Alexandre Coccapieller Ferreira. “O Brahman veio para agregar e muito a pecuária nacional com a sua rusticidade, ganho de peso rápido, beleza racial, dentre outras qualidades atribuídas a raça. Contamos mais uma vez com o Brahman a campo que comprovou, mais uma vez, que estamos no caminho certo. As pistas também mostraram que a raça tem uma boa genética, prova foi a escolha de excelentes exemplares que foram consagrados como os melhores deste ano. Isso tudo prova que estamos no caminho e vamos continuar”, comemora.





Brazilian Cattle © 2015 | Todos os direiros reservados | Créditos e Expediente
Fotos: Carlos Lopes, Fábio Fatori, Gustavo Migueol, Humberto Catão, Jadir Bison, JM Matos, Maurício Farias, Ney Braga, Rubens Ferreira, Zezinho Peres e arquivo ABCZ.
A reprodução total ou parcial do conteudo deste site, requer autorização prévia do Brazilian Cattle