COMITIVA BRASILEIRA NA CHINA

19/11/2015

O presidente da ABCZ, Luiz Claudio Paranhos, está na China onde participa de uma série de reuniões com representantes do governo e empresários chineses para consolidar parcerias e acordos comerciais que beneficiem o Agronegócio Brasileiro.
Após reunião com a ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), o Ministério da Administração de Qualidade, Supervisão, Inspeção e Quarentena da China (AQSIQ) autorizou sete novas plantas frigoríficas brasileiras a exportar carne para o país asiático. Três são de carne bovina, duas, de suína, e duas, de frango.
Das sete plantas, uma aguardava a habilitação desde 2012 e as demais conseguiram a autorização após a inspeção realizada pelos chineses em junho deste ano. A expectativa é de que cada estabelecimento exporte de US$ 18 milhões a US$ 20 milhões por ano.
O ministro da AQSIQ, Zhi Shueing, e a ministra Kátia Abreu destacaram a relação de confiança mútua entre os dois países e se comprometeram a manter contato frequente com o objetivo de melhorar o fluxo de informações e ampliar o comércio bilateral.
Os dois países firmaram ainda compromisso em agilizar a habilitação por amostragem de grupos de plantas e estabeleceram cronograma de trabalho para a análise dos demais estabelecimentos que aguardam autorização para exportar.
Além desta reunião com o AQSIQ, a comitiva do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em missão especial à China, capitaneada pela ministra Kátia Abreu, com executivos da COFCO, maior empresa chinesa de exportação de produtos do Agronegócio. O presidente da ABCZ, Luiz Claudio Paranhos, participou do encontro e integra a comitiva brasileira, que nos últimos dias esteve também na Índia, onde foram realizados encontros e reuniões com autoridades do país com a finalidade de estreitar o relacionamento comercial entre Brasil e Índia.





Brazilian Cattle © 2015 | Todos os direiros reservados | Créditos e Expediente
Fotos: Carlos Lopes, Fábio Fatori, Gustavo Migueol, Humberto Catão, Jadir Bison, JM Matos, Maurício Farias, Ney Braga, Rubens Ferreira, Zezinho Peres e arquivo ABCZ.
A reprodução total ou parcial do conteudo deste site, requer autorização prévia do Brazilian Cattle