YouTube Instagram Facebook

Comitiva da ABCZ se reúne com Ministro da Índia

Mais uma importante série de reuniões foi realizada pela Delegação Brasileira que participa de uma missão prospectiva para abertura de mercado no sudeste asiático. Representantes da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), por meio do Projeto Brazilian Cattle, em parceria com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Apex-Brasil, se encontraram com o Ministro da Agricultura da Índia, Giriraj Singh.

“O Ministro evidenciou o interesse do país na genética zebuína brasileira, nas nossas tecnologias, principalmente na ampliação do uso da FIV.  Mencionou a importância em efetivar as parcerias que estão  sendo trabalhadas  entre o Brasil e a Índia, especialmente  com a Embrapa”, detalha Ana Cláudia Mendes Souza, diretora de Relações Internacionais da ABCZ, que coordena a comitiva.

A gerente de Relações Internacionais da ABCZ, Icce Garbellini, destaca que o Embaixador André Aranha acompanhou a delegação, contribuindo para o avanço das discussões. “Ele esclareceu ao Ministro a importância da aproximação entre os dois países membros do BRICS, principalmente no que se trata do segmento pecuário”, acrescenta, reforçando ainda a importante participação do Adido Agrícola do MAPA em Nova Delhi, Dalci de Jesus Bagolin, que esteve com a comitiva durante toda a estada na Índia. "Dalci nos ajudou na viabilização da viagem técnica e tem sido um excelente articulador para viabilização do protocolo Brasil/Índia".

O trabalho da delegação começou há cerca de 10 dias como objetivo ampliar o mercado de exportação de material genético, animais e produtos ligados ao desenvolvimento da pecuária. A Tailândia foi a primeira parada do grupo, onde foi recebido por várias autoridades na sede do Ministério da Agricultura.

Além de outros membros do departamento de Relações Internacionais da entidade, a comitiva é composta por criadores integrantes do Projeto Brazilian Cattle e representantes do Mapa.