YouTube Instagram Facebook

ABCZ, Mapa e Apex-Brasil realizam missão prospectiva na Ásia

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), por meio do Projeto Brazilian
Cattle, em parceria com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA)
e a Apex-Brasil, desenvolvem uma missão prospectiva no sudeste asiático. O trabalho,
que segue até início de agosto tem como objetivo ampliar o mercado de exportação de
material genético, animais e produtos ligados ao desenvolvimento da pecuária.

“Estamos falando de um mercado extremamente promissor, já que se trata de uma
região com bastante interesse em nosso trabalho com as raças zebuínas. O foco
principal são a Tailândia e a Índia, e nossa missão inclui uma extensa agenda de
reuniões, visitas técnicas e encontros bilaterais, com a finalidade de trabalhar
oportunidades comerciais para pecuária brasileira e a abertura de novos protocolos
sanitários”, destaca Ana Cláudia Mendes Souza, diretora de Relações Internacionais da
ABCZ, que coordena a comitiva.

Ana Cláudia revela ainda que além de outros membros do departamento de Relações
Internacionais da entidade, incluindo a gerente, Icce Garbelini, e a analista de Relações
Internacionais, Bruna Rocha Carvalho, a comitiva é composta por criadores integrantes
do Projeto Brazilian Cattle e representantes do Mapa.

Até o momento, diversas autoridades foram contatadas e oportunidades em solo
tailandês foram identificadas, tanto para pecuária de corte quanto leiteira.

Agenda. Na última segunda-feira (22) o grupo foi recebido por várias autoridades na
sede do Ministério da Agricultura da Tailandia. Na oportunidade uma apresentação
detalhada sobre a pecuária do país foi realizada. “Com base nessas informações, as
visitas seguintes, incluindo o instituto DPO e algumas propriedades rurais, foram muito
exitosas. Nosso balanço prévio é bastante positivo”, comemora Ana Cláudia.

Ainda seguindo a programação, nos próximos dias o grupo segue para Índia onde
também cumpre uma intensa agenda de reuniões, visitas e negociações para
ampliação de mercados.