ABCZ – Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, é a maior organização pecuária do mundo, com mais de 22 mil associados e 100 anos de atuação. Foi criada graças a coragem de pioneiros que trouxeram ao Brasil exemplares do gado indiano, rústico, adaptável ao clima tropical, formando assim a pecuária brasileira. 

Única delegada do MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a entidade visa contribuir para o aumento da produção mundial de carne e leite, através do registo, melhoramento e promoção das raças zebuínas.

É a responsável pelo registro genealógico das raças brahman, gir, gir leiteiro, guzerá, indubrasil, nelore, sindi e tabapuã, além da maioria de seus cruzamentos. Possui também o maior programa de melhoramento genético de zebuínos do mundo e amplia constantemente sua atuação, utilizando tecnologias de ponta e auxiliando criadores de diversos países no processo de seleção e melhoramento genético.

Em âmbito internacional, a ABCZ intensificou sua atuação em 2003, com a criação do seu departamento de Relações Internacionais que é responsável pela gestão e desenvolvimento do Projeto Brazilian Cattle e pela criação ao projeto global, que disponibiliza serviços e apoio tecnológico da ABCZ à diversas associações de zebu do mundo.